Neste tutorial iremos aprender a mexer nesta ferramenta que vai facilitar e muito sua vida no BF2Editor. Ela faz nada mais que pintar todo o terreno para você de forma rápida e simples, evitando ter que sair pelo mapa com o pincel e preencher cada lugar
O download do aplicativo você pode fazer aqui (versão 0.33 de 05/05)
http://rocketman.f2o.org/bf2/bf2_tpaint_v0.33.rarPrimeiramente faça um backup do seu mapa para evitar qualquer tipo de risco
Após feito o download do arquivo bf2_tpaint_v0.33.rar, extraia a pasta bf2_tpain na pasta levels/?Seu mapa?.
Executando o TPaint
Ele funciona de forma muito simples, basta executar o bf2_tpaint.exe, selecionar os radio buttons e clicar em GO. Concluído isto é so clicar em DONE, o TPaint irá criar 3 pastas no mesmo diretório (lowdetailmap, Colormap e Detailmap), recorte-as e coloque dentro da pasta Editor do seu mapa, irá pedir para substituir o arquivo clique em sim
Configurando o TPaint
O TPaint utiliza 3 texturas para pintar o terreno: High que são terrenos em alturas altas, Low para terrenos baixos e steep para inclinações. Essas texturas podem ser encontradas na pasta data do bf2_tpaint extraído em seu mapa, todas em extensão TGA e editáveis no photoshop com dimensão 512x512 pixels.
Os níveis que definem qual textura vai para cada elemento também pode ser modificado.
grad_height.tga
Abra o arquivo e você poderá visualizar o gradiente que determinará a que altura a textura High e Low deverão ser aplicadas
Você pode localizar na Tweakbar do editor a nível mais alto do Height do seu mapa, isso ira ajuda-lo a ter uma base na hora de editar essa imagem.
grad_angle.tga
Funciona de forma semelhante ao grad_height, porem esta determinará a que ângulo será preciso ter no terreno para aplicar o Steep.
Quanto mais clara a imagem, menor será o ângulo necessário para aplicar o Steep texture.
Concluindo o processo
Feito os processos anteriores abra o BF2 editor.
No Terrain editor, abra o menu de Layers para pintura.
Haverá 3 layers já criados, o eles são respectivamente o Steep / High / Low
Selecione o LowDetailType e gere o Lowdetailmap
Salve o mapa com as seguintes opções
O resultado será semelhante a este
Screen
Sempre que o terreno for modificado basta repetir o processo, alterar as camadas se preciso, e gerar as texturas.
Qualquer duvida pergunte neste topico.