É um tutorial bem básico, mas já dá uma idéia de como todo o bf2editor funciona. Espero que ajude a quem interesse.
Nota: Não mostro como usar o botão Create New Teamplate pois você só pode usar ele quando criar um mod. Se o mapa que você estiver fazendo é para o Battlefield 2, você deve usar os templates disponíveis na lista.
INÍCIO
1 - A primeira coisa que você vai fazer é iniciar o editor, ir em mod>mod manager. Lá dentro marque como na imagem.
2 - A próxima coisa que você irá fazer é criar um terreno como já foi mostrado nos tutoriais de criar terreno.
3 - Após ter gerado o terreno no terrain editor, entre no Level Editor.
4 - Agora lá dentro clique no ícone referido na imagem abaixo:
Ali você está habilitando o modo de construir estradas.
LEMBRE-SE!!! Você só poderá criar estradas e manipular as splines, nada mais.
O quadrado em vermelho da esquerda, mostra que os "templates" padrão do editor estão carregados, por isso você marcou "roads" no "mod content".
5 - Agora você pode começar a colocas as SPLINES, são os pontos de conexão da estrada, com eles você vai dando a direção e afins. Eles são interligados, e são articulados, por isso eles suavizam as curvas quando você os move.
NÂO FAÇA AINDA!!!
Para criar uma Spline, segure a tecla "alt" esquerdo do seu teclado, e clique com o botão esquerdo do mouse, vá clicando para criar sua spline.
Na imagem acima marquei em vermelho o que são as splines pra que não fique dúvida =D
É AQUI QUE O TUTORIAL SE DIVIDE EM DUAS PARTES.
Parte 1 - Criar rampas com a estrada
1 - Antes de brincar de criar splines: no modo de visualização do editor (Render>Grid mode). Marcando isso tudo deve ficar roxo, o terreno divido em pequenos quadrados, como uma grade.
2 - Agora sim, crie splines, agora o porque de usar o modo grid, cada ponta desses quadrados vai se deformar quando você aplicar as splines, por isso, se for criar uma rampa, sempre alinhe as splines, com as linhas do grid, colocando elas no centro ou mesmo em cima das linhas, veja como fica melhor, eu fiz isso como a imagem:
Como dito na imagem anterior, faça as duas primeiras, e as duas últimas splines juntas, para que a estrada, a textura dela, termine onde você coloca essas duas splines.
Se você quiser criar uma rampa, você posiciona as splines como deseja que essa rampa seja.
4 - Selecione todas as splines, para isso, clique duas vezes em cima de uma delas, quando todas forem selecionadas, elas passarão de azuis para brancas. Agora se você quiser, pode até mesmo mover elas.
5 - Após ter posicionado as suas splines, selecione um dos templates, no menu a esquerda. Neste caso selecionei dirtroad_Dalian.
6 - Agora, clique em connect no menu da direita. O editor vai pedir que você dê um nome, dê o nome de sua preferência, e clique em ok.
7 - Agora a sua estrada será conectada, e a textura será aplicada sobreposta às linhas formadas pelas splines.
8 - Para criar a sua rampa, agora sim, clique em Apply Splines, o editor pode parar de responder no processo, pois ele irá posicionar o terreno exatamente abaixo da sua estrada e isso leva algum tempo.
9 - Depois que a sua rampa foi criada, você notará que a textura vai ficar meio dentro do terreno ou meio fora demais. Não se preocupe pois é normal.
10 - Agora, para corrigir isto, você clica em "Build Final Road", e agora sim a textura irá "deitar" em cima da estrada como um tapete, aderindo a forma da estrada. Se o problema persistir, repita o passo 4, e reposicione sua spline num lugar melhor, onde o terreno não vá ficar com problemas e repita o processo.
Parte 2 - Adicionar a estrada ao chão
1 - Como nos passos anteriores, crie novamente as splines, mas dessa vez você não precisa alterar a posição ou altura das splines, apenas vá criando as splines aonde você deseja que sua estrada passe.
2 - Agora, selecione todas as splines como foi feito anteriormente, selecione a textura e clique em "connect".
3 - a estrada será criada, mas como você pode notar a estrada não está colada ao chão, para isso, apenas clique em "Build Final Road".
Como você pode ver na imagem abaixo, a textura aderiu ao terreno indiferente de ser uma subida, descida ou reta.
Espero que ajude. Qualquer dúvida só postar.